segunda-feira, 12 de março de 2012

UnHappy Birthday

Faz hoje 1 ano que fomos para a rua.
Soube-nos mesmo bem mostrar que não estávamos satisfeitos, que as coisas não podiam continuar assim. Conseguiu-se uma mudança na lei dos estágios (err... bom... assim-assim) mas que não é cumprida, como se poderá ver a seguir. O Governo caiu, o FMI veio em nosso resgate (mau... resgate?!? E afoga-nos em vez de nos puxar para o salva-vidas... ok, continuando...), temos um Governo que-valha-nos-Deus-Nosso-Senhor e um Presidente que fala quando não deve e fica calado quando é preciso que fale.

Mas a realidade da precariedade e da rasquice continua mais ou menos a mesma. Ou praticamente, a mesma.

Afinal, e após uns meses de intervalo, ainda temos quem nos envie estas pérolas (Obrigada A.). "Porreiro, pá!". Tudo na mesma como a lesma. É isto, um ano depois.

http://www.cargadetrabalhos.net/2012/03/07/designer-estagiario-curricular/

Os senhores da Youngad sabem bem o orçamento do que pedem. E querem que lhes fique de graça. Da experiência que eu tenho, o que aí pedem é qualquer coisa que se costuma pedir a empresas inteiras, com budgets de alguns milhares. Mas estes senhores acham que há-de haver um totó (e é capaz de haver mesmo - isso é o que me entristece profundamente) que acredita que vai ficar a trabalhar nesta empresa depois de lhes ter OFERECIDO um projecto desta dimensão e ter trabalhado DE BORLA durante 6 meses. Eu ainda aceitaria um método de selecção com uma peça gráfica como teste mas nunca para um estágio.

Mensagem para o Totó que está a pensar concorrer: PELO MENOS, acerta com eles um contrato em que NÃO POSSAM usar este trabalho nem NENHUM elemento que lhes forneças, caso não fiques com o lugar. Se conseguires o lugar (queres mesmo?!), chateia-os até te pagarem o que te é devido. Se não sabes, está aqui ( Decreto-Lei n.º 66/2011 de 1 de Junho ). E DEIXA DE SER TOTÓ! Essa coisa de "fazer curriculum" só serve para te encher o ego fazer-te pensar que vais ter uma carreira de sucesso como designer - que espero que a tenhas, mas é uma hipótese em 100 mil - e que agora estás numa empresa "muita fixe" e não estás nada, porque é uma empresa que explora o teu talento e nem to paga. A tua barriga e a tua conta bancária vai continuar lisa! ACORDA!

Sem comentários:

Enviar um comentário