sábado, 19 de março de 2011

Estágio na Direcção de Marketing - Hotéis Tivoli, SA

Enviada por J.Agostinho e publicada aqui, no site do ISCTE Business School.

Título_Estágio na Direcção de Marketing
Empresa_Hotéis Tivoli, SA

Pretendemos recém-licenciado(a) em Marketing:

Dinâmico(a), curioso(a), empenhado(a), facilidade na comunicação, organizado (a), flexível e gosto pelo Marketing, Turismo e trabalho sob pressão.

Localidade: Direcção de Marketing - Lisboa

Disponibilidade: Maio de 2011
(período de 6 meses. Mínimo de 3 meses)

Horário: 9h - 18h (2ª a 6ª feira)

Estágio não remunerado
Tipo de emprego_Estágio de verão
Público-alvo_Licenciados
Carta de condução_Não
Áreas Gestão de Marketing
Experiência profissional_Indiferente

~ ~ ~
A Nossa Resposta:
Exmos Senhores. 
Venho por este meio informar que não estou interessada em trabalhar numa empresa que propõe trabalhar de graça, para aquecer, para fazer ganhar dinheiro aos senhores administradores dos Hotéis Tivoli. 
É indecente e vergonhoso que uma empresa de prestigiado renome nacional e internacional não tenha dinheiro para pagar o trabalho de um estagiário que, nem que seja tirar fotocópias, está, para todos os efeitos a trabalhar! A isso chama-se escravidão e Portugal já a aboliu oficialmente há muito tempo.
E para que os senhores tenham presente que de facto foi abolida, o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que proíbe estágios profissionais não remunerados.Sugiro a consulta do artigo 146.º da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro.

Assim, e para que a presente proposta não seja denunciada à Autoridade para as Condições de Trabalho, exijo que retirem esta oferta de trabalho. 
TENHAM VERGONHA e NÃO FAÇAM DOS OUTROS PARVOS, QUE NÃO SOMOS!
Ass.: Eu Não Sou Rasca!

4 comentários:

  1. Nos estágios profissionais de muito curta duração, considerando-se como tal aqueles cujo período de duração não seja superior a três meses, não é devido o pagamento de subsídio de estágio. MAS ESTE TIPO DE ESTÁGIO TEM DE SER JUSTIFICADO!

    Apesar do novo regime para estágios extra-curriculares ainda não estar a publicado em Diário da República, são VERGONHOSAS este tipo de ofertas!

    ResponderEliminar
  2. Repara que pedem RECÉM-LICENCIADOS. Ora, se já são licenciados, NUNCA poderão incluir-se num estágio curricular.
    E será justo, mesmo por pouco tempo, não ser remunerado? Afinal de contas, em 3 meses o estagiário estará a fazer alguma coisa de útil para a empresa, ou não seria necessário colocarem um anúncio a pedirem por um!

    ResponderEliminar
  3. Gente, ninguém obriga ninguém a nada.
    Eles pedem, se alguém considerar interessante a proposta aceita. Existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode aceitar uma proposta desse genero, vai de cada um e sinceramente não entendo como um insulto.
    Apesar de não concordar com a proposta, de certa forma entendo os motivos que levam uma pessoa a considerar. Trabalhei na administração de empresas nos ultimos quatro anos em São Paulo, de momento estou fazendo uma pós-graduação e uma especialização na area hoteleira, mais precisamente uma pós em Administração Hoteleira e uma especialização em Revenue Management, e apesar de ter um CV bastante bacana para a minha idade e completamente diferenciado pela experiência de estudo e trabalho no exterior está sendo extremamente difícil a entrada no meio hoteleiro, sendo que estou recusando optimas ofertas na area financeira, para aceitar trabalhar na area hoteleira por um quarto do salario proposto.
    Agora perguntam-me, sou louca??
    Acredito que temos que lutar por fazer o que realmente gostamos pensando a longo prazo e acreditando em nós próprios nesse investimento. Neste caso do estágio creio que será uma aposta em nós mesmos para ver se é realmente o ramo que pretendemos, para termos a possibilidade de nos diferenciar e dessa forma surgir uma proposta, etc..

    ResponderEliminar
  4. Vânia, sim, ninguém obriga a nada mas há algumas questões a considerar que salientámos já diversas vezes, mas principalmente uma que penso ser fulcral neste problema: ao haver quem aceite trabalhar de graça, por estar a "apostar" numa carreira sua, está a destruir a possibilidade de outros virem a ter uma carreira remunerada. Acha que quem procura "estagiários" a troco de nada vai alguma vez, para essa função, contratar alguém e pagar-lhe um salário? Se pode ter de graça porquê pagar, não é?!
    Aí é que nós achamos que é um insulto, principalmente para todos os outros profissionais que pretendem vir a ser justamente remunerados pelo seu trabalho e que uma pessoa, de forma algo egoísta (permita-me dizer) destrói essa oportunidade ao aceitar trabalhar de graça. A culpa não é tanto de quem aceita (apesar de não ter grande consideração por si próprio, porque rebaixa-se ao ponto de trabalhar de graça; ou pelos outros, como referi) mas mais de quem propõe, que também destrói o mercado de trabalho, desvaloriza o valor desse trabalho, do mérito do profissional, e além de outras coisas, propõe uma ilegalidade.
    Vânia, se tem amor ao seu trabalho e quer seguir uma carreira, não aceite estágios não remunerados: está a dizer que o seu trabalho não vale nada e por pouca experiência que tenha nessa área onde se pretende inserir, tem já conhecimentos teóricos dos estudos que teve. O seu certificado de habilitações ou diploma atesta precisamente isso e ao aceitar uma situação dessas está ainda além de tudo a dizer que a instituição de ensino onde estudou não valeu nada ao ponto de "apagar" tudo e delegar num estágio todo o conhecimento necessário para o exercício da sua profissão.
    Nós percebemos o desespero de muitas pessoas mas temos de bater o pé em algumas situações ou isto torna-se impossível. Dou-lhe o exemplo de um mercado de trabalho completamente arruinado: no design, é muito raro aparecerem ofertas de trabalho para profissionais. Veja este post - http://eu-nao-sou-rasca.blogspot.com/2011/04/e-os-outros-pa.html . No entanto, há muitos profissionais que procuram uma oportunidade mas já concluíram os estudos há algum tempo, já têm carreiras feitas mas ou se encontram desempregados ou apenas gostariam de mudar de empresa e, simplesmente, não há lugar para eles porque as ofertas são, na sua grande maioria, para estágios e muitos com remunerações do tipo subsídio de refeição e/ou transporte ou mesmo não remunerados de todo. Como é que podemos continuar a perpetuar uma situação desta? Como é que podemos pagar as nossas rendas de casa, água, luz, telefone, transportes, escolas dos filhos, etc.?

    ResponderEliminar