quarta-feira, 23 de março de 2011

Kirby RH? Não, venda de aspiradores!

geral.dolcevita@hotmail.com
22 de março de 2011 18:49
Feedback - entrevista Kirby (21-03-2011)


Exmos. Srs,

fui ontem a uma entrevista vossa para Recursos Humanos. Qual não foi a minha surpresa quando me deram um formulário para preencher à chegada todo ele direccionado para a vertente comercial "pura e dura". Preenchi-o e entreguei-o. Dirigi-me à entrevista onde não foi questionado o meu background, a minha experiência profissional ou formação académica, os meus conhecimentos, as ambições, expectativas, etc. Nem sequer senti que tivessem, na realidade, lido o CV que enviei. A única coisa que me foi dito foi que a empresa era a Kirby (nome nem sequer indicado no anúncio de emprego, copiado e citado abaixo), uma empresa americana ligada aos produtos de saúde e limpeza. Foi-me ainda dito que, se ficasse, começaria no Sábado um estágio (não me foi dito se remunerado ou não) para conhecer o produto. Quando questionada sobre a minha candidatura a RH, a técnica respondeu-me que todos os novos funcionários teriam de estagiar na área comercial. Não me foi revelada remuneração, horários, tipo de contrato ou quaisquer outras condições.

Quando tive acesso a um computador voltei a consultar o anúncio pois poder-me-ia ter equivocado quando me candidatei a RH mas verifiquei que não. O anúncio efectivamente não indica nome de empresa (Kirby) e existem vagas para RH e não apenas para comercial:

Empresa no Parque das Nações,
Recruta para:
- ADMINISTRATIVO
- RECURSOS HUMANOS
- ASSISTÊNCIA TÉCNICA
- COMERCIAIS
- OPERADORES DE COMUNICAÇÃO
Entrada imediata
PART-TIME; FULL-TIME; ESTUDANTES
Contactos:
geral.dolcevita@hotmail.com
218 942 207/910 899 899

Quando consultei a página da dita empresa Kirby é que fiquei a saber que tinha enviado o CV para uma empresa de venda de aspiradores e que, apesar de ter concorrido a RH, todos teríamos de estagiar na área comercial para conhecer os aspiradores da Kirby.

Efectivamente, se o anúncio correspondesse à vaga em questão, eu não teria concorrido. Sem qualquer demérito para todos os que vendem aspiradores ou são comerciais. Apenas esta não é a minha área de eleição e eu indiquei mesmo que estou a trabalhar no momento. De modo que a mudança terá de ser para melhor.

Acredito que esta seja uma época conturbada em que as pessoas necessitam de emprego, segurança e estabilidade mas as empresas não se podem nem devem aproveitar disso, colocando anúncios que não são correspondentes à oferta.

No meu caso, que trabalho por conta própria, cada hora que não trabalho é uma hora que perco. Desloquei-me até vós e não esperava que a oferta fosse aquela que me facultaram.

O anúncio deve (e quem me entrevistou saberá já que está a desempenhar essas funções) ser claro e indicar as características de quem pretendem, bem como as características do trabalho em si para que os candidatos não enviem CVs desnecessariamente. Pelo menos deveria haver a indicação de que procuravam candidatos com forte apetência comercial.

Assim sendo, e verificando que já me contactaram hoje telefonicamente, serve este para indicar que a vaga em si não corresponde aos meus critérios de pesquisa de emprego/colaboração. Como tal, deixo a possibilidade em aberto para outro candidato que esteja efectivamente interessado na área, na empresa e nos produtos vendidos pela mesma.

Sem mais de momento

votos de sucesso futuro

Tatiana Santos
Psicóloga / Formadora

Texto publicado na página do Facebook:  Movimento Cívico - "Pensar o Futuro"

6 comentários:

  1. Olha só... andava a pesquisar sobre este anúncio, 18/04/2011 Correio da manhã, para o qual tambem fui chamada para um entrevista, para "Administrativo" e ainda bem que li o seu relato!!! Assim polpei polpei tempo e combustivel!!! Estava a tentar retornar a chamada para justificar-me mas ninguem atende (??). Ja cai em algumas destas situaçoes e ja começo a ficar chateada....Este tipo de anuncio enganoso deveria ser punivel com multa! Temos mesmo que passar a palavra pra alertar as pessoas!!!

    ResponderEliminar
  2. Bom, já valeu a pena tê-la alertado. Temos de ter sempre 1000 olhos para tudo!

    ResponderEliminar
  3. Boas, Acabei de ser contactada para essa mesma entrevista e graças ao seu email vou cancelar a minha ida.. Mais uma vez muito obrigada por este texto, já agora no meu anuncio até falavam em valores e tudo! sinceramente, com pessoas assim como é que este pais vai andar para a frente.

    ResponderEliminar
  4. Depois de receber um telefonema a marcar uma entrevista e tendo ir ver a morada que me deram no Google maps, deparei-me com um numero de tlf que acabei por fazer pesquisa no Google e fui log direccionado ate este blog, o que foi muito bom pois fez com que poupa-se tempo e combustível, Estes anúncios enganadores deveriam de deixar de existir, pois só fazem com que as pessoas muitas vezes gastem os poucos recursos que têm para se deslocar a estas ditas empresas, eu já seria a terceira vez que era enganado, por causa deste tipo de empresas.
    E estas empresas têm esta atitude pois se disserem logo o que é, ninguém aparece as entrevistas ou só acabam por aparecer muito poucas pessoas
    Muito obrigado por este alerta.

    ResponderEliminar
  5. Olá Nelson,

    Por um lado, fico contente que o nosso blogue tenha contribuído para um alerta; por outro fico com pena por ainda não ter sido desta que tenha encontrado o trabalho que procura.
    Espero que isso aconteça o quanto antes e no que o mais realizar.

    Se souber de casos destes, partilhe connosco para que possamos alertar mais pessoas!

    ResponderEliminar
  6. Olá Marmita,

    É uma pena ter de dizer "ainda bem que chegámos a tempo de a alertar". Infelizmente, ao que parece, esta empresa não desiste destes métodos idiotas.

    Temos também de agradecer à Tatiana Santos que partilhou connosco a sua história e com ela pudemos ajudar outras pessoas (até agora, e que se tenham manifestado, já contamos com 3!!).

    E passem a palavra!

    ResponderEliminar